Tratamentos Preventivos

Alguns tratamentos alternativos para tratar as varizes não precisam de intervenção cirúrgica e ainda que por si só não são suficientemente eficazes, contribuem com seu grão de areia para combater o desenvolvimento de algumas doenças. No caso das varizes podem empregar-se para aliviar os sintomas ou incômodos associados a esta doença o para melhorar o aspecto antiestético. Os tratamentos e medidas terapêuticas preventivas mais importantes são:

Flebofármacos: são substâncias que actuam principalmente a nível da microcirculação melhorando os sintomas da insuficiência venosa crônica. É de vital importância que sejam indicadas por um médico.

Meias elásticas: as meias elásticas de compressão graduada são indicadas em todos os estadios da insuficiência venosa crônica e na prevenção das varizes da gravidez. Actuam evitando a estase venosa das varizes e melhorando o retorno venoso durante a marcha. Não é recomendável usá-las sem indicação médica.

Tratamentos preventivos naturais:

Existem diferentes tipos de laser

Exercício físico: Para aliviar os incômodos e melhorar a circulação se recomenda caminhar e dar largos passeios (sempre que se possa deve-se evitar o carro e acudir aos sítios andando, subir escadas [que é um bom exercício para as pernas, o coração e a circulação venosa], etc.). A natação e montar em bicicleta também é muito recomendável, pois a actividade muscular das pernas devolve o sangue estancada a circulação e é o melhor motor para impulsionar o sangue até o coração.

Hidroterapia: Com este nome se designam de maneira geral diversos métodos terapéuticos consistentes na aplicação externa de água ao corpo mediante procedimentos muito variados, como os banhos ou duchas tanto quentes como frias, alternas, hidromassagens, banhos de asento ou banho de pés. A hidroterapia favorece uma boa circulação sanguínea e estimula o sistema imunológico.

Massagens: No tratamento das varizes, a aplicação de massagens deve ter um objetivo essencialmente de relaxamento. É muito beneficioso efectuar massagens justo depois do banho, pois ajudam a melhorar a circulação e a eliminar toxinas. Convém comenzar pelos pés e ir subindo pouco a pouco até os músculos, em sentido da circulação venosa do sangue. Os massagens realizados por pessoal profissional podem ajudar a eliminar as varizes. A massagem aumenta a temperatura da pele 2 ou 3 ºC e activa a circulação do sangre porque ao actuar sobre as veias produz uma acção de pressão e de esvaziamento das paredes venosas. O efeito se nota tanto a nível das veias superficiais como das profundas, dependendo da intensidade da massagem.

Uma boa dieta: Deverá ter uma dieta equilibrada e rica em fibras, pois uma alimentação ordenada cumpre um papel fundamental na hora de prevenir as varizes. Como regra geral se deve controlar o abuso de sal, conservas, embutidos e gorduras saturadas (manteiga, nata, toucinho, confeitaria industrial e pré-cozidos) e se aumentará o consumo de frutas e verduras. Uma alimentação com um alto contenido en vitamina B, presente em cereais integrais e germén de trigo, e livre de gordura animais, ajuda a prevenir os problemas circulatórios. É recomendável não fumar nem beber álcool.

Elevar as pernas: É aconselhável elevar as pernas sempre que se possa para drenar o sangre estancada, já que as varizes não são outra coisa que veias debilitadas que já não tem a força necessária para devolver o sangue ao coração. Deve-se estender as pernas no alto uns minutos cada dia, apoiando os pés em uma mesa ou em uma cadeira por exemplo, mantendo as pernas por cima do nível de nossas cadeiras para assim equilibrar a gravidade. Com meia hora ao dia é suficiente (preferivelmente ao meio-dia). Também é conveniente dormir com as pernas um pouco levantadas (com ajuda de uma almofada ou pequena almofada debaixo dos pés) e dormir sobre o lado esquerdo do corpo.


Ganhe 5€ de boas vindas Inscreva-se e aproveite agora de 5€ de desconto e muitas outras ofertas