FAQs

O que são as varizes?

As varizes são dilatações venosas caracterizadas por impedir que o sangue retorne com fluidez ao coração. Ainda que esta doença pode manifestar-se em qualquer parte do corpo, afecta principalmente as veias dos membros inferiores (pernas).


O que as produz?

As varizes se produzem por uma alteração das válvulas venosas, que ao não fechar-se como é devido, fazem que o sangre se acumule nas veias, ocasionando que estas se inchem e provoquem um derrame sanguíneo. Com o tempo, isto provoca um estancamento que repercute de maneira directa na aparição de varizes em nosstros membros inferiores.


Como se contraem?

A parte da propensão hereditária, existem diversos factores que podem provocar e favorecer o aparecimento e desenvolvimento das varizes. Os principais são a obesidade, o sedentarismo e permanecer ou trabalhar de pé durante muito tempo.


Quais são os sintomas?

Os sintomas das varizes são:

  • Sensação de quemadura nos pés e em torno dos tonozelos
  • Coloração parda-cinzenta dos tornozelos/panturrilhas
  • Veias inchadas visíveis debaixo a pele das pernas
  • Veias inchadas visíveis debaixo a pele das pernas
  • Coceiras e inclusive fortes dores
  • Úlceras na pele dos tornozelos
  • Inchaço de tornozelos e pés
  • Caimbras nocturnas
  • Formigamento
  • Fadiga

*É recomendável consultar a um médico se tem experimentado algum destes sintomas.


Que tipo de tratamentos existem?

O leque de possibilidades que oferece o mercado actualmente vai desde os inovadores e eficazes produtos naturais, últimos em incorporar-se à lista mas com um altíssimo índice de contribuição entre os consumidores devido a sua grande efectividade, até as intervenções cirúrgicas (as quais se fica internado ou endolaser) ou a escleroterapia.


Em que consistem as intervenções cirúrgicas?

Como em qualquer outra operação de cirurgia, significa entrar em uma sala de cirurgias, com o risco que isto sempre gera. Se utiliza, comumente, em pacientes que padeçam varizes de mediano e grande calibre (a vezes, segundo os casos, este tratamento de complementar-se com a aplicação de esclerose para as varizes de menor tamanho). Consiste na eliminação das veias dilatadas mediante pequenas incisões de não mais que 2 milímetros realizadas com um gancho de flebectomia que se inserta sob da superfície da pele para extirpar a veia varicosa. A recuperação, como em todos os tratamentos, será indicada pelo facultativo e dependerá das características das varizes tratadas, mas é necessário usar meias de compressão graduada aproximadamente de duas a três semanas depois da cirurgia.


E o laser?

Se realiza, em geral, sob anestesia local e consiste na introdução de um catéter de fibra óptica (tubo de 3 mm) no interior da veia afectada, e é controlado através da liberação de calor que produz o laser. Nestas veias varicosas está contra-indicado o laser transcutâneo, já que a quantidade de calor necessária para eliminá-las queimaria a pele. Por suas características, este tratamento é o adequado para pessoas que tenham varizes reincidentes (recaída), pacientes com problemas de coagulação e doentes de idade avançada ou com um histórico médico específico que não lhes permita caminhar trajectos mais ou menos largos. A intervenção dura em média de 30-45 minutos. Uma vez terminada procederá a colocar uma vendagem compressiva ou uma meia elástica para comprimir as zonas afectadas.


Quantos métodos cirúrgicos existem e em que se diferenciam?

Os procedimentos cirúrgicos para a eliminação das varizes são diversos, mas todos eles consistem, em termos gerais, na supressão radical da rede venosa superficial doente mediante a eliminação do maior número de veias varicosas possível.


Funcionam realmente os produtos naturais?

Claro que funcionam. A efectividade destes produtos se deve em grande medida à qualidade dos ingredientes que os compõem, extractos de plantas naturais desenvolvidos e combinados especificamente para prevenir e reduzir as varizes.

Se quiser conhecer as características dos melhores produtos naturais pulse aqui


Como funcionam?

De modo muito simples. Estes sistemas são compostos de pílulas e creme. As pílulas estão indicadas para prevenir a aparição das varizes e para impulsar una adequada circulação sanguínea graças a que reforçam as paredes de veias e capilares. O creme está específicamente formulada para deter o derrame sanguíneo (graças a seu efeito coagulante) e sanear a pele afectada, além de para reduzir a dor e o inchaço.


O uso é seguro?

Sua segurança está fora de toda dúvida. A composição destes produtos está desenvolvida em sua totalidade a partir de extractos herbais com características terapéuticas e todos seus ingredientes são naturais e seguros.


Quais são os benefícios destes produtos?

  • Prevenir a aparição de varizes
  • Reduzir o inchaço e aliviar a dor
  • Reforçar as paredes das veias danificadas
  • Estimular uma adequada circulação sanguínea
  • Deter a hemorragia regerando o tecido lesionado

Quanto tempo se tarda em notar os primeiros resultados?

O processo de cura varia de acordo as circunstâncias de cada um, porém a maioria das pessoas sentem um alívio imediato, no caso do creme. Com respeito as pílulas, a resposta melhora progressivamente com o uso do produto durante um breve período de tempo. Em qualquer caso, estes produtos são altamente efectivos quando se seguem as instrucções; quase sempre se obtém resultados excelentes em questão de dias.


Tem efeitos secundários estes produtos?

Unicamente deve-se ter em conta o no ser alérgico/a a algum dos componentes da fórmula. Em caso de que assim seja, o correcto é acudir a um médico ou especialista antes de utilizá-lo.


É necessária receita médica para adquirir estes produtos?

Estes produtos são compostos unicamente por ingredientes herbais naturais, por isso que NÃO SÃO MEDICAMENTOS e não é necessário ter uma receita médica para adquirí-los.


Podem combinar-se com outros medicamentos?

Para esta questão, o melhor é sempre consultar um médico, pois que cada produto tem seu própria fórmula e cada pessoa umas características concretas.


Qual é a posologia das pílulas?

A mesma que a de qualquer outra pílula ou pílula corrente. O normal é 1 ou 2 ao dia para conseguir uns resultados óptimos, com água e preferivelmente depois das comidas.


Como se aplica o creme?

Para obter um melhor resultado, se costuma aplicar imediatamente depois do banho ou a ducha, quando os poros da pele são abertos; também se pode hidratar a região afectada com uma toalha umedecida antes da aplicação. Se deve esfregar vigorosamente para facilitar uma melhor absorção. A duração do creme vem determinada pelo uso diário de cada pessoa.


Meu estilo de vida pode influir no resultado destes produtos?

O estilo de vida que levam as pessoas influi em todas as facetas que conformam a mesma, incluindo claro, a aparição de varizes. É evidente que levar uma vida saudável e ordenada, sem excessos e com hábitos equilibrados, é melhor para a saúde em geral e para a prevenção deste transtorno em particular.


Há que ser maior de idade para adquirir estes produtos?

Sim. É obrigatório ser maior de idade para adquirir e consumir estes produtos.